Se está a pensar adquirir um imóvel, saiba que existem seguros para o crédito habitação que são obrigatórios, e para o que servem.
O único seguro obrigatório por lei é o seguro de risco de incêndio (e apenas para as habitações em propriedade horizontal). No entanto, os bancos “exigem” também o Seguro de Vida para proteger o pagamento do crédito e salvaguardar, quer os seus interesses, quer os interesses do próprio banco.
Seguro de Vida
O Seguro de Vida funciona como uma “garantia”. Este assegura o reembolso do empréstimo e pode ser subscrito junto do Banco ou numa seguradora à sua escolha. Se o fizer junto do banco, por norma, são-lhe oferecidas vantagens, como por exemplo, a redução do spread. No entanto, poderão existir outras vantagens em subscrever este seguro fora do banco, como a diminuição da percentagem de invalidez, em caso de acidente e o valor do seguro também poderá ser negociado para um valor inferior ao apresentado pelo banco.
O seguro de vida serve para garantir o pagamento do montante em dívida, em caso de morte ou invalidez de um dos titulares do crédito. Caso isto venha a acontecer, o banco recebe o prémio do seguro, a dívida fica totalmente paga e a família fica com a casa para si, livre de qualquer pagamento.
O valor do capital seguro é revisto anualmente em função do pagamento do empréstimo e da idade dos titulares do crédito. É da responsabilidade do banco todos os anos indicar à seguradora o montante que ainda está em divida para que seja feito o ajuste.
Saiba mais sobre:
Tudo o que deve saber antes de comprar casa
Saiba qual a melhor altura para comprar um imóvel
Seguro multirriscos habitação
O seguro multirriscos tem como objetivo proteger a casa – tanto o edifício em si ou o seu recheio, ou ambos, no caso de ter bens de grande valor. Caso opte por querer assegurar o recheio da sua habitação é feita uma cobertura específica e pode fornecer os detalhes que quiser (fotografias, peças especiais, etc.)
É extremamente importante perceber o que é indispensável assegurar em caso de imprevistos, para poder escolher as coberturas que quer subscrever. Quanto maior for o número de coberturas, mais protegida estará a sua casa.
Como devo proceder?
O banco deverá explicar com clareza todas as coberturas e condições existentes.Deverá pedir várias simulações aos bancos, com e sem seguros associados ao crédito a habitação, para que possa fazer as contas e ver se vale a pena fazer o seguro junto do banco ou diretamente com uma seguradora à sua escolha. A decisão final é sempre sua!
Se procurar por carros penhorados e casas penhoradas poderá ver alguns bens penhorados em leilão neste Site.