seguros habitação

Ao comprar casa quais os seguros que devo ter?

Se está a pensar em comprar casa saiba que há dois seguros que deve fazer: o seguro multirriscos habitação e o seguro de vida.

 

Ambos são obrigatórios mas não implica que aceite as condições propostas pelo banco. Pode e deve negociar tanto as coberturas como os prémios associados aos mesmos seguros.

Existe uma enorme oferta, como tal deverá informar-se bem antes de se decidir, para beneficiar das melhores vantagens aos melhores preços.

O objetivo destes seguros é que tenha a maior proteção possível no caso de um imprevisto grave.

Saiba que tipo de garantias oferecem ambos os seguros, quais as coberturas e como poupar sem perder a qualidade das coberturas.

 

Por que razão são necessários 2 seguros para a casa?
Os seguros funcionam como um reforço de garantia.

Sendo proprietário de um imóvel sabe que o mesmo está sujeito a riscos e você, como proprietário também poderá ser vítima de um infortúnio.

Ao contratar um seguro, está a constituir uma espécie de fundo de emergência. Caso algo aconteça ao imóvel ou ao tomador do seguro, a companhia assume os prejuízos e cobre as despesas ou dívidas, tal como acontece com o seu seguro automóvel.

No seu conjunto, ambos os seguros servem para proteger a casa, a família e as finanças do agregado familiar.

 

Seguro multirriscos habitação: estude bem as várias opções disponíveis para tirar partido da mais vantajosa para si.

O seguro da casa, como também é apelidado, é um investimento a longo prazo  – basta um acidente para colocar em causa o recheio e a estrutura da sua habitação.

Imagine os custos associados a um chão da casa estragado, equipamentos elétricos danificados por sobrecarga ou curto-circuito, paredes ou janelas estragadas por força de um assalto. O número de possíveis danos é bastante extenso.

Se vai comprar casa, saiba que não é obrigatório aceitar a proposta da instituição bancária. É obrigatório, sim, ter um seguro, mas é livre para escolher a opção mais vantajosa.

Se já tem um imóvel e procura baixar o valor associado ao seguro multirriscos ou obter mais coberturas pelo menor preço (ou mais baixo), pode transferir a sua apólice atual a qualquer altura.

 


Veja estes Imóveis do Banco:

Seguros para crédito habitação – Tudo o que deve saber

Imóveis da banca- compensa comprar?


 

Quais as Coberturas do Seguro Multirriscos Habitação
Antes de detalhar as coberturas mais comuns, é importante estar consciente que o capital do seguro multirriscos deve ser o valor total de reconstrução.

Logo, se fizer obras de melhorias no imóvel, deve contactar a seguradora ou instituição bancária e atualizar o valor para garantir que tem cobertura total.

Quando adquire um imóvel em propriedade horizontal, é obrigado/a a ter um seguro de incêndios. Mas há mais riscos para além destes.

 

O seguro multirriscos cobre situações como:

  • Furtos;
  • Danos causados por água ou aluimentos de terra;
  • Incêndios, queda de raios ou explosões;
  • Tempestades ou sismos, entre muitas outras.

O valor do prémio vai depender das coberturas contratadas. Não olhe apenas ao preço.

 

Faça simulações das condições do Seguro Multirriscos Habitação
As companhias praticam preços muito semelhantes para os seguros associados à casa e os seguros de Vida. A diferença pode estar nas coberturas e exclusões.

Antes de fazer a simulação, deve reunir alguns dados sobre as características do imóvel:

  • Ano de construção;
  • Localização do imóvel (vai determinar o risco de algumas ocorrências naturais);
  • Valor do recheio;
  • Presença ou ausência de sistemas de alarme e proteção contra roubos;
  • Vigilância no prédio ou moradia.

 

Seguro de Vida Crédito Habitação: Proteção Total
Se o seguro multirriscos é importante, o seguro de vida crédito habitação é indispensável.

Se por algum azar lhe acontece algo grave que o/a incapacita de trabalhar ou, por infortúnio, morre e deixa os seus descendentes com as responsabilidades que tinha em vida. Quem vai assumir as prestações mensais do crédito habitação e liquidar a dívida?

Se tiver um seguro de vida, as consequências financeiras, ou seja, as prestações mensais do crédito habitação, passam para a companhia de seguros ou instituição bancária onde subscreveu os seguros.

Esta passagem de risco tem um preço, naturalmente. É o chamado prémio de seguro.

 

Quais as Coberturas do Seguro de Vida Crédito Habitação
O prémio de seguro varia na mesma medida das coberturas contratadas. Enquanto beneficiário, deve estar atento às condições particulares da apólice.

Deve escolher as coberturas de acordo com os riscos aos quais considera estar mais propenso. Por exemplo, se tem historial de doenças cardíacas na família em idade jovem, garanta que contrata uma cobertura que acautele estas eventualidades.

 

Existem várias coberturas extra, no entanto, há duas que geram mais dúvidas:

Invalidez Total e Permanente: mais abrangente e pode ser acionada quando for alvo de um sinistro que resulte num nível de incapacidade acima dos 60%.

Invalidez absoluta e Definitiva: mais restritiva, podendo ser acionada quando o nível de incapacidade é tão elevado que leva à necessidade de apoio de terceiros.

Tenha especial atenção às franquias, ou seja, o valor que é da sua responsabilidade e que paga antes da empresa cobrir os benefícios descritos na apólice.

 

Como é feito o cálculo do prémio?
Cada instituição bancária ou seguradora tem critérios internos próprios.

A lógica é simples: quanto maior o risco para a seguradora, maior o preço a pagar pelo seguro.

No entanto, há alguns critérios comuns e que têm maior influência sobre o preço final:

  • Idade dos titulares do empréstimo/seguro de vida;
  • Capital em dívida;
  • Estado de saúde;
  • Atividade profissional.

É comum que as seguradoras peçam exames médicos, o historial clínico ou questionem sobre doenças comuns na família. Pode ser entendido pelos clientes como uma invasão de privacidade.

Contudo, pode encarar esta exigência de forma positiva: tem a oportunidade para realizar um exame médico completo gratuito, onde pode identificar alguma condição médica grave.

 

Se procurar por carros penhorados e casas penhoradas poderá ver alguns bens penhorados em leilão neste Site.

 

O valor da mensalidade é sempre o mesmo?

Não. O valor tem tendência a ir aumentando consoante a idade, o que se traduz em maior risco para a seguradora (quanto mais velho for ficando mais probabilidade tem de contrair algum tipo de problema de saúde, daí a subida de preços).

Outro aspeto negligenciado pelos titulares de seguros de vida é a evolução do prémio do seguro. Só quando existe uma subida abrupta é que os clientes manifestam a sua insatisfação.

É aconselhável ir controlando a evolução do prémio ao longo do contrato. Se o valor estiver incomportável, considere mudar!

Peça também a revisão do prémio sempre que haja algo na sua vida que diminua os riscos para a seguradora.